O evento “Era de Ultron” tem sido aguardado pelos fãs da Marvel desde o início de 2012, embora indícios sobre essa trama já circulassem pelo universo da editora há ainda mais tempo. Brian Michael Bendis foi quem trouxe Ultron de volta à tona no arco “A Iniciativa Ultron”, dos Vingadores, onde o vilão ressurgiu com um corpo feminino esculpido à imagem da Vespa, ilustrado por Frank Cho. Após ser derrotado, o robô criado por Hank Pym, que possui consciência própria, foi enviado para o espaço.
Como é comum na Marvel, personagens importantes não permanecem fora das histórias por muito tempo, e Ultron retornou durante a saga “Aniquilação: Conquista”, desta vez liderando a raça cibernética Falange em um ataque contra os Kree. Os esforços dos futuros Guardiões da Galáxia, junto com Nova, Phylla-Vell e um renascido Adam Warlock, conseguiram derrotar o vilão novamente.
Algum tempo depois, em 2010, a revista dos Vingadores foi relançada sob a “Era Heróica” e Bendis, responsável pelo título, não hesitou em trazer Ultron de volta para atormentar os heróis mais poderosos da Terra. Embora o vilão tenha sido derrotado mais uma vez, Bendis surpreendeu ao criar um gráfico que mostrava o futuro do universo Marvel, com eventos que ocorreriam nos anos seguintes, como “Essência do Medo”, “Cisma”, “Vingadores vs. X-Men” e até o semi-reboot “Marvel NOW!”. No final desse gráfico, havia uma referência a uma “Guerra Ultron”, claramente o que viria a ser “Era de Ultron”. Antes mesmo dessa revelação, já surgiam pistas desse futuro sombrio nas páginas do Capitão América, escrito por Ed Brubaker, onde o herói enfrentava eventos que culminavam na destruição total de Nova York.
O interessante desse gráfico e do trabalho de Brubaker é que indicavam a existência de um plano maior, reunindo vários eventos importantes que garantem público e vendas para as editoras mainstream, mesmo quando não agradam totalmente os fãs. Voltando à trajetória recente de Ultron, ele reapareceu rapidamente em uma edição gratuita lançada pela Marvel em 2011, “Vingadores 12.1”, novamente sob a autoria de Bendis. Nessa história, sua consciência é trazida de volta à Terra por meio de um Cavaleiro Espacial capturado por um grupo chamado Inteligência, formado por criminosos brilhantes, porém ineficazes. Ultron retorna, percebe que precisa de um plano e desaparece, enquanto Tony Stark demonstra preocupação com o futuro que viu.
Posteriormente, Bendis aborda Ultron novamente, envolvendo o corpo robótico do vilão sendo contrabandeado pelo Conde Nefária em uma trama incomum envolvendo o esquizofrênico Cavaleiro da Lua.
Chegamos então à “Era de Ultron”.
Sem prelúdios demorados ou amarrações extensas a histórias anteriores, Bendis lança a trama de forma direta. No primeiro quadro de “Era de Ultron #1”, com arte de Brian Hitch, somos apresentados a uma Nova York pós-apocalíptica, embora a narrativa se passe no presente. Esse estilo quebra o formato tradicional dos grandes eventos, pelo menos no que diz respeito à estrutura.
O projeto Marvel NOW! já estava em vigor há cinco meses, e após o último grande evento, “Vingadores vs. X-Men”, um novo crossover era esperado. Para aqueles cansados desse tipo de trama, “Era de Ultron” pode ser uma surpresa positiva. Bendis não utiliza prelúdios longos; ele inicia a história sem explicações detalhadas e sem prólogos. O impacto disso nas diversas linhas narrativas do Marvel NOW! ainda é incerto, mas fica claro que Bendis está reinventando o conceito de eventos, tratando-o quase como uma história independente, sem grandes cruzamentos.
Embora a Marvel tenha anunciado que publicará números de outras revistas com a sigla AoU, esses não são essenciais para entender a trama principal. Assim, “Era de Ultron” funciona de maneira autônoma, embora Bendis tenha prometido que as consequências do evento serão sentidas no universo Marvel. O mistério em torno da minissérie é tão grande que a equipe artística mudará a partir do sexto número, e Joe Quesada, chefe da editora, será responsável pela arte do último capítulo. Se essa estratégia de suspense é uma forma de marketing, pelo menos para muitos fãs, ela tem funcionado.
No primeiro número, Bendis não entrega muitas respostas. Ele mostra que Ultron aparentemente dominou o mundo, com os poucos heróis sobreviventes se escondendo no Central Park, temerosos de sair à superfície. O destaque é para o Gavião Arqueiro, que assume o protagonismo ao tentar resgatar o Homem-Aranha, capturado por Cabeça de Martelo e sua gangue, que pretendem vendê-lo para Ultron. Diferente do seu estilo habitual, Bendis não se apoia apenas em diálogos ácidos e engraçados, mas trabalha na reconstrução dos personagens, dando um tom mais sombrio à narrativa. O clima desesperador é evidente, especialmente pelo medo que os heróis demonstram. Ainda não sabemos o que levou Ultron a dominar o mundo ou por que os heróis estão tão apavorados, o que torna o primeiro número intrigante.
No segundo número, a ação não se intensifica como muitos poderiam esperar. Bendis mantém o ritmo lento e nos leva a São Francisco, também devastada, acompanhando as ações do Cavaleiro da Lua e da Viúva Negra. O domínio de Ultron parece ser global, e surge a pista de que Nick Fury pode ser a chave para a vitória, embora ele seja apenas mencionado, sem saber se está vivo ou morto. No outro lado do país, Peter Parker compartilha detalhes sobre sua situação, elevando a moral dos heróis para um final emocionante, mas ainda sem muita ação.
Para sustentar a trama, Bendis precisará colocar os heróis frente a frente com Ultron ou suas forças — que incluem robôs dourados com o rosto do vilão sobrevoando as cidades — em um plano para, ao menos, derrotá-lo de vez (pelo menos até a próxima aparição). O autor tem se destacado no Marvel NOW! com séries como “All-New X-Men”, “Uncanny X-Men” e “Guardiões da Galáxia”, e “Era de Ultron” parece estar no caminho para se tornar memorável.
Porém, fica a dúvida: como reverter uma história que se passa no presente, em um universo compartilhado, sem recorrer a realidades alternativas ou dimensões paralelas? Afinal, ninguém acredita que Nova York permanecerá destruída para sempre. Se Bendis optar por soluções fáceis, como voltar no tempo para impedir a criação de Ultron, ele estaria traindo a confiança dos fãs. Vale lembrar que o uso do termo “Era” no título remete à famosa “Era de Apocalipse”, um evento distópico paralelo dos X-Men que ainda influencia o universo principal.
Se Bendis tiver um plano que realmente abale o status quo do universo Marvel e traga consequências duradouras — pelo menos enquanto durar — “Era de Ultron” poderá consolidar seu autor como um dos mais importantes e bem-sucedidos escritores da Marvel nas últimas décadas. Contudo, ainda há um longo caminho pela frente, e muita coisa pode acontecer, para o bem ou para o mal.
Perguntas Frequentes:
1. O que é o evento “Era de Ultron” e qual a sua importância no universo Marvel?
O evento “Era de Ultron” é uma saga em quadrinhos da Marvel escrita por Brian Michael Bendis que traz o vilão Ultron dominando o mundo, com os heróis sobreviventes tentando resistir em um cenário pós-apocalíptico. Lançado dentro do projeto Marvel NOW!, o evento é relevante por apresentar uma história mais sombria e direta, sem longos prelúdios, e promete ter consequências significativas para o universo Marvel.
2. Como Ultron retornou e qual é seu papel na saga “Era de Ultron”?
Ultron, o robô criado por Hank Pym, já havia retornado em várias ocasiões anteriores, liderando ataques e sendo derrotado pelos heróis. Em “Era de Ultron”, ele aparece dominando o mundo, com robôs dourados patrulhando as cidades e poucos heróis sobreviventes escondidos. A saga mostra o impacto do domínio de Ultron e o esforço dos heróis para enfrentá-lo.
3. É necessário ler outras revistas ou eventos para entender a história principal de “Era de Ultron”?
Não, “Era de Ultron” funciona como uma história praticamente independente dentro do universo Marvel. Embora existam números de outras revistas com a sigla AoU, eles não são essenciais para compreender a trama principal. A minissérie foi construída para ser acessível mesmo para leitores que não acompanham todos os títulos do Marvel NOW!.
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