Acabei de jogar Final Fantasy X-2 pela primeira vez logo depois de terminar o primeiro jogo, e a sensação de choque foi imediata. Nos primeiros momentos, nos deparamos com uma Yuna completamente diferente: uma cantora de J-Pop, acompanhada por dançarinos coreografados. É estranho, parece que algo está fora do lugar. Felizmente, isso faz sentido, porque a personagem que vemos inicialmente não é a verdadeira Yuna, mas sim uma impostora.
Quando a verdadeira Yuna finalmente aparece, é impossível não sentir um alívio, embora ainda restem alguns detalhes estranhos. Antes de entrar nesses pontos, vale a pena relembrar rapidamente a história. O jogo se passa dois anos após a queda de Sin. Yuna, junto com Rikku e Paine — uma personagem que lembra Lulu do primeiro jogo — formam um grupo de caçadoras de esferas. Quem jogou o título anterior vai se sentir familiarizado com essa atividade, mas em Final Fantasy X-2 há uma novidade: as dress spheres. Elas são itens que conferem habilidades específicas ao personagem e ainda modificam sua aparência.
As dress spheres também são o principal diferencial do sistema de combate. Aqui, o Active-Time Battle está de volta, mas com a possibilidade de trocar de classe durante as batalhas, algo que lembra uma evolução do sistema de Jobs de Final Fantasy III. Porém, essa mecânica tem um problema: toda vez que mudamos de dress sphere, somos obrigados a assistir a uma cutscene estilo Sailor Moon, mostrando as personagens trocando de roupa. Isso torna os combates muito cansativos e quebra o ritmo.
A progressão dos personagens também regressou a um estilo mais tradicional, com níveis ao invés da inovadora sphere grid do primeiro jogo. Essa mudança parece desnecessária e prejudica a experiência. As habilidades são desbloqueadas conforme usamos cada dress sphere nas batalhas.
Mas as falhas não param na jogabilidade. A história de Final Fantasy X-2 dificilmente consegue prender o jogador. Ao longo da trama, descobrimos mais sobre a Machina War, que causou a destruição de Zanarkand, mas o enredo não é bem desenvolvido. Dá a impressão de que o jogo foi criado apenas para expandir o final do título anterior com um desfecho especial — algo que, na minha opinião, não precisava ser feito, já que Final Fantasy X teve um encerramento perfeito. Claro, há elementos para os fãs, com o retorno de personagens e locais do primeiro jogo.
Graficamente, o jogo é uma melhoria em relação ao seu antecessor, tanto nas cutscenes quanto nas partes jogáveis. A dublagem também evoluiu, o que era esperado, já que Final Fantasy X foi o primeiro da série a contar com vozes. No entanto, a trilha sonora, composta por Noriko Matsueda e Takahito Eguchi, decepciona e não apresenta nenhuma música marcante. Além disso, não há reutilização de temas do jogo anterior, o que poderia ter ajudado na atmosfera.
Em resumo, Final Fantasy X-2 fica muito aquém do que foi seu predecessor. É um título que pode ser facilmente dispensado, com uma experiência entediante que não compensa nem mesmo pelo seu final secreto. A ideia das dress spheres é interessante, mas sua implementação deixa a desejar. Desde os primeiros minutos, dá a impressão de que o jogo foi feito apenas para aproveitar o sucesso do original.
Final Fantasy X-2
Desenvolvedora: Square
Lançamento: 13 de março de 2003 (Japão), 18 de novembro de 2003 (EUA)
Gênero: RPG de turnos
Disponível para: PS2
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Sou um viajante que acabou aterrissando neste planeta por acaso, vindo de uma galáxia muito distante. A paixão por filmes me levou a trabalhar com Cinema e Audiovisual, mas meu interesse pelo entretenimento não para na sétima arte — literatura, séries e jogos também fazem parte dessa jornada.
Perguntas Frequentes:
1. Qual é a principal diferença no sistema de combate entre Final Fantasy X e Final Fantasy X-2?
Em Final Fantasy X-2, o sistema de combate Active-Time Battle retorna, mas com a novidade de poder trocar de classe (dress spheres) durante as batalhas, o que lembra uma evolução do sistema de Jobs de Final Fantasy III. Porém, essa troca é acompanhada por cutscenes que podem tornar os combates cansativos e quebrar o ritmo.
2. Como funciona o sistema de progressão de personagens em Final Fantasy X-2 comparado ao primeiro jogo?
Enquanto Final Fantasy X utilizava o inovador sistema de sphere grid para evolução dos personagens, Final Fantasy X-2 adota um sistema mais tradicional baseado em níveis. As habilidades são desbloqueadas conforme o uso das dress spheres nas batalhas, o que pode ser visto como um retrocesso em relação ao título anterior.
3. O que difere a narrativa de Final Fantasy X-2 em relação ao primeiro jogo?
A história de Final Fantasy X-2 ocorre dois anos após a queda de Sin e foca nas aventuras de Yuna, Rikku e Paine como caçadoras de esferas. No entanto, o enredo é considerado pouco envolvente e mais voltado para expandir o final do primeiro jogo, sem o mesmo impacto ou profundidade, o que pode decepcionar jogadores que esperavam uma continuidade mais sólida.
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