The Plané um longa-metragem lançado após o término da série Battlestar Galactica, considerada uma das melhores produções televisivas já feitas, conforme comentei anteriormente aqui e aqui. A proposta do filme era esclarecer qual seria exatamente o “plano” dos Cylons, mencionado no início de cada episódio com a frase “and they have a plan”.
Na verdade, eu nunca tinha percebido que essa expressão fazia pouco sentido, já que o “plano” dos Cylons se resumia a destruir todos os humanos das 11 Colônias. Eles não previam que um grupo de sobreviventes resistiria por tanto tempo, contra-atacando e tentando reverter a situação. Por isso, fica a dúvida: que tipo de “plano” era esse, se tudo o que aconteceu após a destruição das Colônias foi mais uma série de improvisações do que uma estratégia definida?
No entanto, responder a essa questão não era realmente necessário. Não me interpretem mal: eu aproveito qualquer chance de revisitar Battlestar Galactica. Apesar de The Plan ser muito superior e mais relevante do que o decepcionante filme final de Prison Break, o longa acabou me passando a sensação de uma espécie de “pegadinha”.
Para começar, a roteirista Jane Espenson teve que trabalhar bastante para criar um plano que se encaixasse na narrativa da série sem contradizer o que já havia sido estabelecido. E, de fato, ela consegue fazer isso com sucesso.
Por outro lado, o diretor e também Almirante Adama na série, Edward James Olmos, precisou recorrer a vários trechos de diferentes episódios para compor o filme, adicionando pouquíssimos conteúdos novos. O resultado é uma espécie de resumo condensado do que já foi mostrado ao longo da série em pouco mais de uma hora e meia. Assistimos a cenas que já conhecíamos na íntegra, acompanhadas de revelações sutis que explicam o que estava por trás delas.
Embora eu tenha adorado a série, nunca fui tão fã a ponto de assistir e reassistir os episódios diversas vezes, o que torna essas explicações quase desnecessárias para mim. Ainda assim, elas funcionam e não prejudicam a obra original, chegando até a acrescentar algo, especialmente porque o foco principal passa a ser Brother Cavil (interpretado por Dean Stockwell, um ator excepcional), um dos personagens mais marcantes da série.
The Plan pode ser comparado à função “ângulo” presente em alguns DVDs, que permite ver certas cenas sob uma perspectiva diferente — nesse caso, a visão dos Cylons. É uma função interessante na teoria, mas que nem sempre é muito utilizada ou apreciada.
—
Sou alguém que cresceu assistindo aos clássicos do cinema e da TV: aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, dei cano nas pessoas ao lado de John Matrix e me encantei por Stephanie Zinone, mesmo com concorrentes fortes como Emmeline Lestrange e Lisa. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Já viajei no tempo para salvar Sarah Connor, cuido religiosamente de Gizmo antes da meia-noite e, vez ou outra, entro no Bairro Proibido para combater demônios. Sou ex-policial, ex-blade runner, ex-assassino, mas às vezes volto às antigas atividades, solto um “yippe ki-yay m@th&rf%ck&r” e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do Mad Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.
—
Críticas recentes:
– As Aventuras de José e Durval
– The Handmaid’s Tale – 6ª Temporada, Episódio 8: Exodus
– 1923 – 2ª Temporada
– The Walking Dead: Dead City
– Mil Golpes – 1ª Temporada
– The Last of Us – 2ª Temporada, Episódio 6
– Star Wars: Andor – 2ª Temporada
– Doctor Who – 2ª Temporada, Episódio 6: O Festival
– The Handmaid’s Tale – 6ª Temporada, Episódio 7: Shattered
Perguntas Frequentes:
1. O que é o filme “The Plan” e qual sua relação com a série Battlestar Galactica?
R: “The Plan” é um longa-metragem lançado após o término da série Battlestar Galactica, que tem como objetivo esclarecer qual seria exatamente o “plano” dos Cylons, mencionado ao longo da série. O filme revisita cenas e eventos da série, apresentando a perspectiva dos Cylons para explicar suas ações.
2. O filme “The Plan” traz muitas cenas inéditas ou é mais um compilado da série?
R: O filme utiliza muitos trechos de diferentes episódios da série, com poucas cenas novas. Ele funciona como uma espécie de resumo condensado, acompanhando cenas conhecidas mas acrescentando revelações sutis que ajudam a entender melhor as motivações dos Cylons, especialmente do personagem Brother Cavil.
3. Para quem é indicado assistir “The Plan”?
R: “The Plan” é indicado principalmente para fãs da série Battlestar Galactica que desejam aprofundar seu entendimento sobre os Cylons e o enredo da série. Para quem não é tão fã ou não assistiu a série, o filme pode parecer um resumo com poucas novidades, funcionando como uma visão alternativa da história principal.
- Nenhum índice disponível.